ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada às 11h09min do dia 10 de maio de 2020
Na noite deste sábado, a prefeitura de Júlio de Castilhos divulgou que outras cinco pessoas testaram positivo para a Covid-19 no município. Com isso, a cidade já registra sete casos confirmados pelo novo coronavírus.
Itaara confirma o primeiro caso de coronavírus no município
De acordo com a publicação feita no Facebook, após o anúncio dos dois primeiros casos na sexta-feira, outras pessoas buscaram laboratórios particulares para realizar o teste. Do total de confirmados, seis são assintomáticos e passam bem e uma pessoa apresentou febre, mas também passa bem. Todos foram aconselhados a permanecerem em isolamento domiciliar. Outras 27 pessoas sintomáticas são monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município, que já descartou nove casos até agora.
Segundo o prefeito da cidade, João Vestena, nenhuma das pessoas contaminadas pelo vírus é idosa ou portadora de alguma doença crônica. Ele também informou que, a partir de segunda-feira, o uso de máscaras será obrigatório e quem descumprir a medida será multado. A possível testagem dos casos suspeitos será analisada durante a semana pelo executivo e pela secretaria de saúde.
Brasil chega a 10 mil mortes por coronavírus com 730 novos registros nas últimas 24 horas
Pelo Facebook, a prefeitura solicitou que os castilhenses não circulem pelas ruas sem necessidade e não viaje nem receba visitas, além de salientar o uso obrigatório de máscaras. Na manhã de sábado, 200 máscaras foram distribuídas no comércio e locais de circulação.
Rio Grande do Sul tem 2.542 casos confirmados e já registra 97 óbitos por coronavírus
Denúncias de aglomerações ou irregularidades por descumprimento aos decretos municipais e medidas adotadas devem ser feitas pelo telefone (55) 3271-1818.